A Tritanopia

Na maioria dos meus sonhos, tudo é acinzentado.
Não sei se isso se dá pelo meu daltonismo...
Eu não enxergo tons de verde-amarelo.
Sempre dizem que a grama é verde. A folha das árvores também. A mata é verde. Pra mim, a mata não é mais diferente que o céu. Pra mim, o céu não é mais diferente que o mar – é o mesmo pra você, que enxerga todas as cores?
Dizem também que o sol é amarelo, ou laranja, mas eu nunca sei da verdadeira cor do objeto até tomar alguma referência.
A camiseta daquela garota é verde...
Verde como a grama?
Verde como uma árvore escura.
Sim, é evidente que a cor da camiseta é de um tom escuro, isso é óbvio até para daltônicos.
De um jeito ou de outro, naquele sonho, não existia vermelho, que é uma cor que eu enxergo bem.
Existia azul e cinza.
E eu estava na escola, na sala de aula, e estava frio, o que amenizava a negativa fornicação da atmosfera escolar. Outra coisa que amenizava isso era que por algum motivo, eu sentava bem ao lado d’Ela.
Não, não era bem ao lado, nossas mesas estavam coladas. É, era uma espécie de atividade em grupo, e por algum motivo, ela fazia comigo, ao invés da irmã gêmea. Ela sempre faz com a irmã.
De um jeito de outro, estava fazendo comigo, e o tom com que falávamos, era um tom calmo, um tom de desculpas, um tom de alívio... Sim, alívio, era isso? Alívio?
Talvez como que para representar minha inquietude em prol da produtividade que eventualmente tenho de forma meio que... Absurda, eu estava escrevendo um texto em prosa, com grafite, na mesa. E Ela lia tudo. Conforme lia, ela sabia que tudo que eu ia escrevia era pra ela, e como se fosse um sonho lúcido, lembro de quase tudo que escrevi.

Alguém que sorria misteriosamente
para negar os olhos
porque os olhos dizem que ela vai chorar
alguém que abaixe a cabeça quando não conseguir sorrir
alguém que sorria de qualquer jeito.

Lembro também do que ela disse, sorrindo discretamente:
Esse alguém não sou eu...
Então, eu sorri e abaixei a cabeça, e de um jeito ou de outro, olhei pra ela quando meus olhos diziam que eu iria chorar.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário